segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ferris Buller Day Out


Confesso que foi meio confuso o fato de escrever hoje aqui,nao sabia direito se escrevia uma cronica,um conto,poesia...
Vai la uma cronica que sempre foi minha paixao depois de ler minha primeira,Rubens Braga.Hoje em dia nao consigo ler nem uma cronica inteira dele,nao gosto.
Vi um filme chamado Y tu mama tambien,alternativo com otimos atores,inclusive Gael Garcia Bernal. No comeco achei que o filme era so uma proposta as escondidas de mostras sexo sem compromisso,como os homens sao cachorros,e que gente rica e sinonimo de arrogancia.
La pro final do filme fui me interando,mais precisamento no final. "A vida e como espuma do mar,por isso seja como o mar"
No final,a atriz principal,a qual provocou a experiencia mais intima e exclusiva dos outros dois personagens morre,cancer.O interessante e que ela sabia da doenca e ai vamos chegar no velho cliche de viver a vida adoidado antes de morrer.
Por que existem tantos filmes sobre pessoas que vivem todas as experiencias que queria viver antes de morrer? Por que nao fazem mais ferris buller day out? Um cara comum que faz coisas inconsequentes e experimenta de tudo um pouco por um dia? Nao,ferris nao morre,nao tem nenhuma doenca terminal,e ainda tem uma namorada muito bonita.
Pensando nisso,esses cliches que envolvem morte e vida ao mesmo tempo,nao querem fazer mais nada que alertar as pessoas.Por mais que uma menssagem seja,aproveite a vida,a outra eh CALMA! Claro,que esse e meu ponto de vista,pensei bem e acho realmente que o fato de essas pessoas estarem no fim da vida,faz de uma forma mais subjetiva com que pensemos que nao estamos morrendo,entao podemos ter calma.
Ao contrario dos filmes dos anos 70,onde o personagem que experimentava a vida a flor da pele,nao morria,pelo contrario,era algo normal.
Viver e olhar as coisas como se fosse a primeira vez,viver sem encanar tanto no futuro,esquecer,abstrair nao sao coisas para se fazer no final da vida,nao tem idade nem momento.
Fora que nao existe nada mais depre do que o final desses filmes neh?

Nenhum comentário: